-
13 – ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PRAZOS MÉDIOS
Por Igor Olandim No Modelo de Dinâmico, a análise dos prazos médios se revela um instrumento valioso para avaliar a solidez financeira imediata, apontar gargalos na administração do capital de…
CATEGORIA:
-
Microsoft (MSFT34, MSFT)
Por Igor Olandim. A Microsoft é uma companhia do setor de tecnologia, com atuação concentrada no segmento de software, computação em nuvem e soluções digitais. Suas atividades principais envolvem o…
CATEGORIA:
-
investir no Google? (GOGL34, GOOG)
Por Igor Olandim. A Alphabet, controladora do Google, é uma gigante do setor de tecnologia com atuação global em serviços digitais, publicidade online e inovação. Seu portfólio inclui o mecanismo…
CATEGORIA:
-
12 – TIPIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS FINANCEIRAS
Por Igor Olandim. Na Análise Dinâmica de Balanços, as estruturas financeiras típicas são definidas pela interação entre três variáveis: Capital de Giro (CDG), Necessidade de Capital de Giro (NCG) e…
CATEGORIA:
-
em quais setores e ações devo investir em 2026?
Por Igor Olandim. Em um cenário de queda da taxa de juros, ocorre uma intensa migração de capital. Com a redução da rentabilidade dos títulos públicos, o dinheiro tende a sair da Renda…
CATEGORIA:
-
As taxas de juros de curto prazo deveriam ser menores do que as de longo prazo.
Por Igor Olandim. Isso deveria ocorrer porque o credor deve exigir um prêmio de risco temporal para compensar a maior incerteza sobre inflação, flutuações da taxa Selic e eventos macroeconômicos em…
CATEGORIA:
-
Consolidação da Queda da B3 (5 de Dezembro de 2025)
Por Igor olandim. A forte queda da B3 registrada ontem, sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, foi um evento complexo, resultante da combinação de um gatilho político doméstico com a vulnerabilidade de um mercado…
CATEGORIA:
-
11 – O que é Efeito Tesoura
Por Igor Olandim. No Modelo de Análise Dinâmica de Balanços, especificamente no contexto do Modelo de Fleuriet, o Efeito Tesoura descreve uma situação financeira perigosa que ocorre quando a Necessidade de Capital…
CATEGORIA:
-
Odontoprev e Marcopolo
Por Igor Olandim O desempenho de Odontoprev (ODPV3) e Marcopolo (POMO4) em relação ao recente rali da bolsa pode ser explicado por fatores específicos das empresas e dos setores em…
CATEGORIA:
-
10 – Indice de liquideZ no modelo dinÂmico
Por Igor Olandim. No modelo de Análise Dinâmica de Balanços, a avaliação da liquidez ganha nuances importantes em relação à análise tradicional. Enquanto a análise estática foca na capacidade da empresa de…
CATEGORIA:










